sexta-feira, 11 de abril de 2014

GLOBONEWS - Roberto D'Avila conversa com diretor-geral da OMC‏



Roberto D’Avila conversa com diretor-geral da OMC

Roberto D’Avila e Roberto Azevêdo na Suíça


Roberto D'Avila vai a Genebra, na Suíça, para conversar com Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o órgão máximo do comércio internacional. Com o apoio dos países emergentes e em desenvolvimento, o brasileiro se tornou o primeiro latino-americano a chefiar a OMC, onde fica até 2017.

Na entrevista exclusiva, que vai ao ar na madrugada deste sábado para domingo, Roberto Azevêdo fala sobre a arte da negociação e afirma que credibilidade é fundamental: “Você, como negociador, não pode mentir. E nem enganar. Se faz uma trapaça uma vez, está condenado o resto da vida a ser um negociador sem credibilidade”.

Sobre o desafio do consenso, Azevêdo explica a importância do domínio das palavras, da construção correta de uma frase. “Eu já vi negociação aqui quebrar por causa de uma vírgula. Queriam colocar vírgula num lugar e o outro queria colocar vírgula no outro. Aí acabou a negociação, porque não havia consenso sobre a vírgula”.

Baiano de Salvador, 56 anos, o diplomata entrou no Itamaraty em 1983. Serviu nas embaixadas de Washington e Montevidéu e chefiou a delegação na Rodada Doha. Desde 2008, representa o Brasil na OMC, onde conquistou respeito como hábil negociador. Atuou em casos de subsídios ao algodão, iniciado pelo Brasil contra os Estados Unidos, subsídios à exportação de açúcar, contra as Comunidades Europeias, e em medidas que afetam a importação de pneus reformados, litígio iniciado pelas Comunidades Europeias.

‘Roberto D’Avila’ vai ao ar na madrugada deste sábado para domingo, à meia-noite, na GloboNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário